O subprojeto de Letras - Língua Portuguesa, do Pibid Uniabeu, visa levar discentes do curso de
Licenciatura em Letras a refletir criticamente sobre a concepção de ensino de
língua materna a partir dos gêneros textuais, em contato com diferentes
realidades culturais da Baixada Fluminense. Sabendo-se que os gêneros textuais
se caracterizam como objetos culturais com objetivos específicos em situações
sociocomunicativas, podemos associar a variedade de textos também à construção
e transformação de identidades culturais. Assim como os gêneros textuais, as
identidades culturais não são modalidades ou expressões rígidas ou imutáveis;
ao contrário, ambos são construídos em um constante processo de atualização e
imbricagem de sentidos.
O
projeto Grafitagens – Gêneros textuais e
identidades culturais pretende pensar tais processos de construção de
sentidos a partir da utilização dos textos nas aulas de língua portuguesa,
oportunizando experiências de aprimoramento e capacitação docente. O termo
“grafitagens”, que recorda, essencialmente, a figura do lápis, símbolo da
escrita, procura relacionar os
diferentes gêneros textuais ao painel histórico social das comunidades
envolvidas, em diálogo também com as inovações tecnológicas e com a produção de
novos gêneros visíveis nas telas/paredes das mídias digitais.
Postagem feita por Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso, coordenadora de área do subprojeto Letras - Português do Pibid Uniabeu/2014.
Estou adorando participar do projeto. O contato com diferentes realidades culturais me incentiva no trabalho com os alunos e me ajuda no aprendizado profissional que adquiro junto com eles.
ResponderExcluirO projeto ficará por muito tempo nos muros do Joracy Camargo, contribuindo pra cultura daqueles alunos, que poderão fazer leituras dos grafites que alguns alunos fizeram. Lindo!
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