terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ENALIC 2014

O V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, de 8 a 12 de dezembro e, a partir de uma concepção multidisciplinar, oportunizou espaços de reflexão e diálogos sobre formação inicial e continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento.
O tema do evento, Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, foi amplamente discutido durante os cinco dias, nas sessões organizadas por subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito da diversidade; a violência e a indisciplina na escola.
O subprojeto de Letras - Português do PIBID/UNIABEU participou do ENALIC com cinco representantes, que apresentaram trabalhos desenvolvidos no projeto Grafitagens durante o ano de 2014, estabelecendo diálogos enriquecedores sobre as experiências nas escolas públicas, por meio do PIBID.  



Ao todo foram seis trabalhos expostos: três pôsteres e três comunicações. Os resumos dos trabalhos podem ser visualizados nos links disponíveis na página Atividades 2014/2.


Sessão temática coordenada: 

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO NA BAIXADA FLUMINENSE: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PIBID/UNIABEU
O projeto Grafitagens - Gêneros textuais e identidades culturais no PIBID/UNIABEU
Profa. Dra. Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso (UNIABEU - Coordenadora de área Letras - Português/ PIBID)

Da iniciação à docência em língua portuguesa do PIBID/UNIABEU à formação de professores do primeiro segmento
Nathália Lucas Lima Alves (UNIABEU - Bolsista ID PIBID)

Avaliação de níveis de leitura e escrita para um trabalho competente com gêneros textuais
Thayane Christinne de Araújo (UNIABEU - Bolsista ID PIBID)


  Pôsteres:
A literatura de cordel e o repente: diálogos entre gêneros textuais e identidades culturais na Baixada Fluminense

Flávio Cristian Paulo da Silva (UNIABEU - Bolsista ID PIBID)
Da iniciação à docência em língua portuguesa do PIBID/UNIABEU à formação de professores do primeiro segmento da educação básica

Nathália Lucas Lima Alves (UNIABEU - Bolsista ID PIBID)
Escritas de si: rediscutindo identidades através de gêneros textuais

Priscila da Silva Mascarenhas (UNIABEU – Bolsista ID PIBID)


Além da participação no ENALIC, em diversos momentos, tanto no Centro de Convenções de Natal quanto na UFRN, em um evento de grande porte, os quatro bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Letras - Português do PIBID UNIABEU tiveram a oportunidade de vivenciar outras experiências enriquecedoras, que certamente contribuirão para seu crescimento pessoal. Entre elas, a de viajarem de avião e de conhecerem um estado da região Nordeste pela primeira vez. As aprendizagens foram para além do campo acadêmico, estendendo-se para o encontro com outros estudantes de todo o Brasil e para o próprio cotidiano da cidade de Natal e suas linguagens culturais. Foram realizados dois passeios independentes muito bonitos: um pelas dunas de Genipabu e outro ao maior cajueiro do mundo. As belezas naturais e culturais foram percebidas no contato direto com a realidade potiguar, em mais um diálogo do "sujeito que se abre ao mundo e aos outros.", na concepção de Paulo Freire, para quem: "Ensinar exige disponibilidade para o diálogo. (...) O sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento da História." (Pedagogia da autonomia, 1996, p. 136)
Que todos os participantes do subprojeto Grafitagens estejam em constante movimento dialógico!

Postagem feita por Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso, coordenadora de área do subprojeto Letras - Português do Pibid Uniabeu/2014.

Um comentário:

  1. Maravilhoso evento. Além das ótimas companhias foram dias enriquecedores academicamente.

    ResponderExcluir