Atividades 2014/1

Seleção de Bolsistas Discentes e Supervisores

No período de 03 a 19 de fevereiro, foram realizadas as seleções de 16 bolsistas de iniciação à docência e 2 supervisores para o subprojeto Letras - Português do PIBID/UNIABEU.

Edital PIBID - UNIABEU 01/2014 
Edital PIBID - UNIABEU 2014 - Seleção de Bolsistas de ID para o Subprojeto Letras - Português
Edital PIBID - UNIABEU 2014 - Seleção de Supervisor para o Subprojeto Letras - Português 
Resultado da Seleção de Bolsistas de Iniciação à Docência para o PIBID - UNIABEU 2014
Resultado da Seleção de Supervisor para o PIBID UNIABEU 2014 - IE Carlos Pasquale 
Resultado da Seleção de Supervisor para o PIBID - UNIABEU 2014 - CIEP380 Joracy Camargo 

Apresentação do Subprojeto Letras - Português no I Encontro Pibid UNIABEU



Durante o I Encontro Pibid UNIABEU, realizado em Nilópolis no dia 8 de março de 2014, a equipe do subprojeto Letras - Português reuniu-se pela primeira vez e a coordenadora de área, a Profa. Dra. Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso, apresentou para o grupo a proposta, incluindo: os objetivos gerais do projeto, a organização estrutural, as escolas parceiras e os supervisores, as etapas do primeiro semestre de 2014 e os mecanismos de controle.

Apresentação completa em slides aqui: Apresentação Subprojeto Letras Português em 8-3-2014


Formação Inicial dos Bolsistas de Iniciação à Docência

Oficina de capacitação:

-Discussão teórico-metodológica sobre os conceitos centrais da proposta do subprojeto.

- Construção e atualização de blog.

Metodologia:


- Palestras da coordenadora de área sobre os temas.
- Leituras dos textos da bibliografia básica pelos bolsistas de ID e formação de grupos de estudos e
debates.
- Fichamentos dos textos da bibliografia básica.
- Elaboração dos blogs individuais dos bolsistas e inclusão dos materiais.


Programação:

17 de março de 2014 – O estudo dos gêneros e o funcionamento da sociedade.
20 de março de 2014 – Conceitos de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo.
27 de março de 2014 - Gêneros textuais na oralidade e na escrita; a questão da intergenericidade.
03 de abril de 2014 – Gêneros textuais no ensino de língua portuguesa.
08 de maio de 2014 – O blog: gênero textual e suporte. A construção do blog individual dos
bolsistas, com três páginas: diário de campo; atividades na escola; e produção textual.
15 de maio de 2014 – Montagem do blog individual relativo ao subprojeto no laboratório de
informática


Bibliografia:

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Orientações Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006.



Reuniões entre Coordenadora de Área e Bolsistas Discentes - 1o. semestre/2014

Às quintas-feiras, das 17h às 19h.
Dias 13/3, 20/3, 27/3, 3/4, 8/5, 15/5, 22/5, 29/5, 26/6 e 31/7/2014.



Reuniões entre Coordenadora de Área e Supervisores - 1o. semestre/2014

Dias 19/3, 27/3, 2/4, 28/5, 11/6 e 31/7/2014.








Início das Atividades dos Bolsistas de Iniciação com os Supervisores nas Escolas

Com o objetivo inicial dos bolsistas de iniciação à docência observarem o contexto escolar para levantamento de necessidades e (re)conhecimento da realidade das escolas, os encontros entre licenciandos e professores supervisores tiveram início no mês de abril.


CIEP Brizolão 380 Joracy Camargo: início em 10 de abril


Instituto de Educação Carlos Pasquale: início em 08 de abril


Reuniões entre Supervisores e Bolsistas Discentes - 1o. semestre/2014

CIEP 380–Dias 10/4, 8/5, 22/5, 29/5, 5/6,15/6 e 31/7   IECP–Dias 8/4,15/4, 29/4, 6/5, 13/5, 20/5, 27/5, 3/6, 5/6 e 22/7.




Oficina: Intertextualidade e Paródia na leitura da obra de Dorival Caymmi

Local de realização: CIEP Brizolão 380 Joracy Camargo, durante o Seminário de Abertura do Concurso Literário 2014 – 100 anos de Dorival Caymmi, promovido pela escola.
Data: 15 de maio de 2014
Duração: 3h
Turmas envolvidas: às 9h (1001, 1002, 2003 e 3002); às 13h (1003, 1004, 1005 e 3004)


Bolsistas do PIBID envolvidos:

Professora supervisora Marilei Venial da Silva
 

Licenciandos:
Cléa Lucila da Silva Ribeiro
Flávio Cristian Paulo da Silva
Gabriela Cristina Ribeiro de Gouveia
Mayara Quirino Batista Gimenez
Naiane Rocha da Costa
Nathália Lucas Lima Alvez
Priscila Gomes Fernandes
Viviane Bezerra Toledo



Objetivos:
-  Apresentar os licenciandos bolsistas de ID à comunidade escolar através de participação em projeto cultural da escola.

- Proporcionar aos alunos da escola ao universo literário de Dorival Caymmi, com encenações, danças, interpretações, etc, levando-os a constituírem uma relação diferenciada com a linguagem literária e, consequentemente, a desenvolverem suas competências comunicativas, como leitores e produtores de textos.

Justificativa:
No curso de Formação de Professores da educação infantil e do primeiro segmento do ensino fundamental, a leitura e a produção textual precisam ser implementadas de várias formas e com várias possibilidades, favorecendo também descobertas, como as linguagens da dança, do desenho, da pintura etc.


 Avaliação Diagnóstica de Níveis de Leitura e de Escrita dos Alunos das Escolas Parceiras

Antes dos bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Grafitagens - Gêneros Textuais e Identidades Culturais darem início à execução de atividades formativas e didático-pedagógicas nas escolas, se fizeram necessárias a elaboração, a aplicação e a análise de uma avaliação diagnóstica dos níveis de leitura e de escrita de alunos do 1o. ano do Ensino Médio das duas escolas parceiras. 
A avaliação servirá como auxílio aos bolsistas de iniciação à docência na elaboração de oficinas, cursos e materiais educativos voltados para o trabalho com os gêneros textuais, no âmbito do subprojeto.
Para a elaboração das questões, tomamos por base as Orientações Curriculares Nacionais, além de alguns estudos no campo da Linguística Textual, com destaque para Luiz Antônio Marcuschi.

As avaliações foram aplicadas no dia 05 de junho de 2014  nas duas escolas,  para todas as turmas de 1o. ano.

Total de participantes no CIEP 380 - Joracy Camargo: 109 


Total de participantes no Instituto de Educação Carlos Pasquale: 137

  
Avaliação Diagnóstica 
Resultado da Avaliação Diagnóstica no CIEP - Joracy Camargo 
Resultado da Avaliação Diagnóstica no Instituto de Educação Carlos Pasquale 

Postagem feita por Claudia Fabiana de Oliveira Cardoso, coordenadora de área do subprojeto Letras - Português do Pibid Uniabeu/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário